quinta-feira, 22 de agosto de 2013

HISTÓRIA DA LAJEOSA - 1


Já que uma lei ridícula impõe a união das freguesias de Lagos da Beira e Lajeosa, é tempo de estudar a história desta nobre e antiga freguesia. Se a história de Lagos é complicada, tentar perceber a história da Lajeosa é como ir de encontro a uma parede, mas ainda só estou no inicio e o puzzle há-de se encaixar. Dando uma volta pela Net encontro este texto na Wikipédia e no Site Oficial da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

“Lajeosa é uma freguesia portuguesa do concelho de Oliveira do Hospital, com 5,00 km² de área e 553 habitantes (2011). Densidade: 110,6 hab/km².

Tendo sido desmembrada da freguesia de Lagos (da Beira), esta freguesia de Lajeosa é uma das mais pequenas do concelho de Oliveira do Hospital e a mais pequena das freguesias da periferia da Cidade. Lajeosa terá mesmo beneficiado de estatuto Municipal, não se conhecendo, porém, com precisão a data e o período da atribuição dessa qualidade. Confirma-se, todavia, pelo Cadastro da População do Reino de 1527, que chegou a ser sede de concelho, embora durante pouco tempo. A referência mais antiga que se conhece de Lajeosa consta das Inquirições - inquéritos ordenados por alguns reis de Portugal, para averiguar a legitimidade das terras possuídas pela nobreza. Nas Inquirições de 1258 consta que esta freguesia pertencia, por honra, à ordem de Avis ou Calatrava. Chegou também a ser um curado da apresentação do prior de Lagos. Ainda no século XVI a freguesia de Lajeosa surge integrada no concelho de Vila do Casal, onde se manteve até à sua extinção a 6 de Novembro de 1836, data em que transita para o concelho de Oliveira do Hospital.”

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lajeosa_(Oliveira_do_Hospital)

http://www.cm-oliveiradohospital.pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=12:freguesia-de-lajeosa

                Este texto de autor desconhecido levanta mais dúvidas que esclarecimentos. Quando é que a Lajeosa pertenceu à Freguesia de Lagos da Beira? As inquirições de Dom Afonso III feitas em São João de Lagos falam de um Casal que pertencendo a Lagos não pagava os impostos à Coroa. Pagaria sim à ordem de Avis ou Calatrava. Assim tudo indica que este dito casal era a Lajeosa. Quando é que a Lajeosa teve estatuto municipal? É estranho que o Cadastro da População de 1527 refira a Lajeosa como sede de Concelho quando o Foral Manuelino da Vila do Casal (Casal de Travancinha) em 1514 já integra a Lajeosa no seu concelho. Bem, isto é um princípio e todas as achegas são bem-vindas.

Sem comentários:

Enviar um comentário